Você já imaginou um molde criado por inteligência artificial?
Eu trabalho há mais de 12 anos com moldes de injeção e o molde da Toolcraft foi o exemplar mais diferente que eu já vi!
Se você nunca viu um molde antes, vamos comparar.
Essa ferramenta é uma fabricada pelos processos convencionais, quase que completamente feita de placas retangulares:
E essa é a ferramenta da Toolcraft que utiliza as tecnologias mais modernas de projeto e manufatura:
Porque essa diferença toda? Nós vamos entender agora!
Sempre que projetamos um dispositivo físico, devemos pensar no que eu chamo de Tríade de Sucesso: uma harmonia perfeita entre material, processo e geometria.
Os moldes convencionais são comumente fabricados por manufatura subtrativa, no qual partimos de um grande bloco de matéria-prima, normalmente aço P20 ou H13, e realizamos a usinagem, seja com fresadora, torno, furadeira ou eletroerosão.
Pensando na facilidade de fabricação e redução de custos, projetamos a geometria desse molde limitados por esses processos e de acordo com a resistência e condutibilidade térmica dos materiais disponíveis.
Como estamos falando de manufatura subtrativa, quando menos material for necessário remover do bloco para se obter o molde, melhor.
Você percebeu a Tríade funcionando aí? Material, processo e geometria estão totalmente em harmonia.
E será que isso acontece nesse molde diferente também? A resposta é SIM!
Esse molde da Toolcraft é fabricado por manufatura aditiva, popularmente conhecida por impressão 3D. Isso permite uma liberdade imensa em relação as geometrias possíveis de se obter.
Nesse caso, como o material é adicionado para criar a peça final, para baixar os custos devemos adicionar o mínimo de material possível para obtermos a resistência necessária.
Com essa liberdade geométrica que ganhamos com o processo, podemos utilizar de simulações baseadas em inteligência artificial para projetar o nosso molde, como o Design Generativo!
Inclusive vou deixar no aqui o vídeo que fiz com o Raphael Bastos sobre esse tema.
Definindo o material do molde (ligas de alumínio, titânio, aços), pressão de injeção, pontos de fixação na injetora, a geometria da cavidade (no caso um garfo) e outros sistemas do molde, a IA gera milhares de opções de geometrias possíveis que atendam esses critérios.
Algumas dessas geometrias totalmente orgânicas seriam completamente inviáveis de serem usinadas a partir de um bloco de metal, mas para a manufatura aditiva isso é um trabalho comum!
Nesse caso, além de utilizarmos o mínimo de material possível, podemos agregar o conformal cooling. Que são canais complexos de refrigeração dentro do molde, seguindo a geometria da peça, tudo isso para garantir uniformidade no arrefecimento, consequentemente um tempo de ciclo e incidência de defeitos (como rechupes e empenamento) muito menores!
Ou seja, nós ganhamos em custos menores com material, alta produtividade e refugo mínimo!
Mas para saber se vale a pena, nós precisamos fazer os cálculos baseado em quanto custa um molde fabricado por esse processo.
Se você quer dominar o projeto de moldes de injeção, utilizando um método analítico e de engenharia, recomendo fortemente que conheça a formação MDI PRO.
Mas atenção: Esse treinamento contém ensinamentos técnicos e práticos que nenhuma faculdade te ensina.