O empenamento é um dos maiores problemas em componentes plásticos moldados por injeção!
Muitos sofrem desse problema e as vezes nem o reconhecem pelo nome técnico: falta de estabilidade geométrica e dimensional.
Na indústria é comum chamarmos de “empenamento” porque é literalmente o que observamos no componente.
Podemos dizer que esse problema é causado basicamente por uma contração e resfriamentos irregulares na peça, que criam tensões residuais e consequentemente distorções no produto.
Nesse aspecto, sempre considere fazer três verificações básicas:
1) Sua peça possui espessura de parede uniforme (variação abaixo de 20%) ao longo de toda sua estrutura?
2) O sistema de refrigeração do molde foi calculado para retirar a carga térmica do material fundido e manter a temperatura recomendada? Além disso esse sistema atende de forma uniforme todas as regiões da peça?
3) Como está o seu processo? Você está seguindo as orientações de parâmetros do fornecedor do material? Está trabalhando em um range adequado de pressões e temperaturas? Seu processo tem recalque suficiente?
Nunca se esqueça dessas questões quando se deparar com falta de estabilidade dimensional e geométrica ou o famoso empenamento nas peças moldadas por injeção!
E se precisar de ajuda não hesite em contactar no escritório Projetos de Mestre. Oferecemos consultoria e treinamentos para corrigir esse e muitos outros problemas em peças injetadas.