A SABIC criou um demonstrador de conceito feito com totalmente com componentes plásticos para mostrar o uso de resinas e blendas poliméricas de alto desempenho em carregadores de veículos elétricos, usando a experiência desenvolvida em um projeto chamado BlueHero.
Em comparação com o metal, os plásticos oferecem liberdade de design, permitindo a consolidação de peças e a integração de funções, além de uma estética atraente. A gama de opções desses materiais, permitem que os processos de produção sejam mais simplificados e ainda podem reduzir custos usando moldagem por injeção de alta velocidade e volume, evitando operações secundárias, como desengraxe, jateamento, fosfatização, e-coat, primer, pintura e acabamento.
O uso de plásticos com os aditivos apropriados pode prolongar a vida útil do carregador por meio de propriedades especializadas, como alta resistência a impactos, resistência a intempéries, resistência química e UV e retardamento de chama (FR), que podem ser usados de acordo com as especificações técnicas de diferentes partes do equipamento de carregamento.
Carcaças e gabinetes de alimentação externos de unidades de carregamento podem ser moldados em policarbonato (PC) resistente à chamas ou blendas de PC com PBT (polibutileno tereftalato). A resina Lexan PC da SABIC, por exemplo, oferece alta resistência ao impacto e propriedades de resistência à chamas e ainda bom acabamento estético.
Painéis, gabinetes internos e consoles podem ser produzidos a partir de uma blenda e PC FR e acrilonitrila-butadieno-estireno (ABS) para obter estabilidade dimensional e alta resistência ao impacto. Uma capacidade FR em paredes finas pode ajudar a reduzir o peso ainda mais e liberar espaço para componentes adicionais.
Para componentes estruturais, como molduras e para-choques, os compostos de polipropileno (PP) reforçado com fibra de vidro longas, como as resinas Stamax, fornecem alta resistência mecânica, rigidez e resistência ao impacto para maior durabilidade e a capacidade de integrar várias funções em uma única peça.
O PC translúcido, com ótimas propriedades óticas, oferece vários benefícios para telas de exibição e guias de luz, incluindo desempenho de impacto e resistência a altas e baixas temperaturas. Esses plásticos podem ser revestidos para resistência à abrasão, o que é importante para telas sensíveis ao toque.
Materiais com boas propriedades elétricas são necessários para a tampa do bocal, conector de carregamento, plugues e acopladores. Um PBT FR ou mistura de PC/PBT pode fornecer um alto índice de trilhamento comparativo (ITC) para fornecer propriedades de rigidez dielétrica mais altas, boa resistência química e baixa absorção de água.
Além disso, na fase de projeto, os plásticos oferecem maior liberdade do que o metal para criar geometrias complexas e permitem a integração de peças e funções.
A moldagem por injeção de alto volume e alta velocidade reduz o tempo de ciclo, enquanto a sobremoldagem ou moldagem 2K combina duas operações em uma. Usar uma grade de plástico já pigmentada, ao invés de realizar uma pintura na peça, pode simplificar ainda mais a produção, evitando a exposição a emissões de químicos voláteis.
Os fornecedores de plásticos continuam a expandir seus portfólios com materiais sustentáveis, como grades de base biológica e produtos formulados com conteúdo reciclado. Isso aumenta ainda mais a sustentabilidade fundamental da eletrificação de veículos.
Para desenvolver seu projeto de produto plástico ou molde de injeção conte com o escritório Projetos de Mestre: juntos transformando ideias.
Fontes:
- https://www.emobility-engineering.com/sabic-replace-metal-with-plastic-in-ev-chargers/
- https://www.plasticsnews.com/news/sabic-sets-its-sights-ev-charging-infrastructure-future-markets
- https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7089612841388793857/
- https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7089406329068384256/