fbpx

Uma reflexão de design de produto em uma “solução de final de semana”

O Problema

Há menos de 1 mês comprei um microfone cardioide para gravar minhas aulas, porém eu gostaria que ele pudesse ser acoplado em um tripé e permitir um ajuste de inclinação.

Optei por fabricar um acoplamento para o suporte anti-vibração original dele, para fixação em sapatas de câmeras DSLR.

As solicitações de design

Durante o trabalho ele deveria suportar às 86 gramas do microfone e não degradar quando exposto à luz UV.

O MVP & Ajustes

O primeiro modelo (branco) imprimi 3D em PLA, optei por uma geometria simples em peça única, reduzindo tempo de produção e custo com material.

Depois de 2 semanas esse modelo falhou, devido à alta temperatura de exposição (próximo dos 40°C). Essa solicitação eu ignorei inicialmente.

A substituição do PLA por PETG já seria o suficiente, mas eu decidi ir um pouco mais além.

O Design Final

Resolvi criar uma versão diferente, robusta e futurista, baseada nos TIE Fighters de Star Wars.

Essa peça foi impressa em PETG, e utilizei dois parafusos M4 allen com cabeça e porcas hexagonais para a fixação do acoplamento no tripé.

O Comparativo

A Reflexão

Se eu fosse vender essa peça, qual o consumidor final escolheria?

A resposta é: depende!

Para eu saber a provável escolha do cliente, eu preciso conhecer meu público: quais as necessidades, hábitos e o que ele valoriza. Será que ele busca utilidade e preço baixo ou qualidade e estética superior?

E para o fornecedor, é mais vantajoso vender em quantidade com uma pequena margem por peça ou agregar qualidade com uma margem maior?

Mas essa não precisa ser uma escolha binária, a empresa fornecedora pode optar por criar duas linhas de produtos para buscar esses dois públicos.

Por exemplo, fiz uma pesquisa nos stories do meu Instagram que comprova que para as duas opções existe público. Dos 71 votantes, 29 preferem o MVP (peça branca) e 42 a versão final (peça preta).

No meu ponto de vista design, custo e valor percebido é uma tríade inseparável. Por isso os profissionais que desenvolvem produtos também devem ter conhecimento de produção e comercial. Eles devem balancear essa tríade para a rentabilidade do negócio.

Essa não é uma habilidade comum e muitas vezes a faculdade não entra nesse mérito. Por isso criei o Curso Projeto de Peças Plásticas, que ensino desde a teoria, passando pela interação com o cliente até a validação do produto. Para saber mais acesse o link: https://projetosdemestre.com.br/projeto-de-pecas-plasticas/

Copyright 2024 © Projetos de Mestre. Todos os direitos reservados